Melhores dicas para a gestão/utilização das redes sociais no seu negócio.

Elegemos as melhores dicas para tornar a presença do seu negócio nas redes sociais mais eficaz.

Ser responsivo. (Sandro)

Responder de forma adequada aos comentários das pessoas que interagem com as redes sociais do seu negócio é muito importante. Se no passado, os clientes não tinham formas céleres de chegarem até si, hoje têm e por isso é absolutamente fundamental responder às suas duvidas e comentários de forma customizada, rápida e honesta.

Uma das grandes problemáticas das redes sociais, são os comentários ou as críticas negativas que podem marcar presença, e que ficam disponíveis para toda uma comunidade digital. E nestes casos existe uma regra de ouro: nunca apagar um comentário negativo; é crucial tentar dar a melhor resposta possível e sobretudo almejar resolver o eventual problema com sensatez, ética e positividade.

Definir quais as redes sociais que fazem sentido o seu negócio estar presente. (Raquel)

Esta é uma estratégia muito importante para o seu negócio. Se inicialmente não custa testar com o objetivo de descobrir onde está o seu público-alvo, ao longo do tempo é necessário perceber se existirá atualização de conteúdo para as redes sociais escolhidas.

Basicamente, se tenciona estar no youtube mas não coloca vídeos regularmente acaba por não fazer sentido estar nessa rede social só para dizer que está lá. É sempre importante definir uma estratégia sobre o qual o conteúdo que irá ser posteriormente partilhado. E quando dizemos youtube serve de exemplo também para todas as outras redes sociais.

Conhecer o público-alvo. (Rafael)

Conhecer o público para o qual estamos a comunicar é essencial para uma gestão eficaz das redes sociais.

No caso do Facebook, existem várias ferramentas que permitem conhecer em detalhe o público-alvo, nomeadamente o Facebook Audience Insights. Com esta ferramenta é possível conhecer o nosso público através de filtros geográficos, de interesses e outros.

Esta informação é essencial e deve orientar os esforços de content marketing, SEO e SEA.

 Transparência. (Tatiana)

Para termos sucesso nas redes sociais temos que ser transparentes! O que quero eu dizer com isto?! Devemos ser honestos e autênticos com o nosso negócio ou seja, não devemos fingir ser outra pessoa, demonstrar o que fazemos e principalmente partilhar os valores em que acreditamos. Existem várias formas de alcançarmos o nosso público, as que acho que sejam mais fiáveis são as chamadas provas sociais, onde publicamos depoimentos dos nossos clientes/fornecedores e os agradecimentos.

É difícil estabelecer uma relação com o seu público se estiver escondido atrás de um logo ou uma marca.

Calendarização. (Ana Miguel)

Como sabemos hoje em dia chega-nos a toda a hora muita informação, tanta, que nem conseguimos ter tempo de gerir. Dessa forma, é muito importante a calendarização das publicações nas diversas redes sociais, pois assim, vai ser mais fácil criar uma relação com as pessoas que nos seguem, porque as habituamos à nossa presença em horas e dias específicos e que acima de tudo mostramos que, estamos vivos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: